Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Galerias de Fotos

Reserva Indígena Miccosukee - Flórida - EUA
Atualizada em 14/07/2014

O que me inspirou estudar os Miccosukee foi a sua total independência e até autoridade ao governo americano!

Eu sempre escutei que todas as tribos indígenas nos Estados Unidos tinham sido assimilados pela cultura ocidental e que seus costumes, religião, língua e tinha morrido na maior parte fora se não para as poucas palavras e cerimônias usadas como atrações turísticas.

Fiquei muito surpresa quando descobri que os Miccosukee não só ainda praticam a sua religião, mas eles não permitem que pessoas de fora em suas cerimônias (exceto para acesso limitado para alguns) e ainda ensinar a sua língua e costumes em suas escolas. Na verdade, os Miccosukee são realmente independentes dos Estados Unidos e da terra onde vivem e que lhes pertencem.

Eles são completamente auto-suficientes. Outro fato chocante é que eles são os únicos índios que nunca assinaram um tratado de paz com os Estados Unidos, provando que essas pessoas têm grandes valores e que não foram coagidos a quaisquer compromissos.

Para os Miccosukee ter vivido entre os ocidentais e não serem integrados (mantendo a sua língua nativa) é um feito muito positivo que raramente é realizado por grupos de imigrantes para tais longos períodos de tempo (talvez a comunidade cubano-americana tem feito um semelhante trabalho no sul da Flórida, mas eles não têm sido em terra dos EUA para quase tão longo).

Para ser mais justa, os Miccosukee têm sido quase sempre isolado até a conclusão da Tamiami Trail. As terras onde vivem nunca foram atraente para qualquer pessoa (é um pântano!) Para que, na maior parte, eles foram deixados sozinhos pelos maiores poderes. Ainda assim, as terras já foram expostas a cultura ocidental e eles têm maintainedtheir herança por muitos anos.

De certa forma os Miccosukee são muito parecidos com o Parque Nacional de Everglades: em primeiro lugar, não há interesse na terra, porque é inacessível e pantanoso, então não é um grande impulso para drenar e desenvolver o Everglades e, finalmente, depois de sobreviver a tentativas de drenagem, eles são protegidos e autorizados a regressar às suas condições mais naturais.

Os Miccosukee de uma forma muito semelhante foram deixados sozinhos inicialmente (porque viviam no pântano e não houve interesse lá), então a administração Reagan tentou tirar o pouco de sua terra mas não continuou, foi deixado, e, finalmente, agora eles são reconhecidos como autônomo e permitidos e autônomos para praticar a sua religião e falar a sua língua.

Pra concluir, acho que é maravilhoso e demonstrar que estamos nos movendo na direção certa, como uma sociedade, longe de diferenças e preconceitos e prontos para abraçar a linda e única felicidade existente neste plano que são os indígenas!