Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Galerias de Fotos

Terra Indígena Vale do Javari
Atualizada em 30/05/2014

Deixamos Atalaia do Norte para visitar a Aldeia Lago Grande do meu povo Mayuruna.

É lindo subir o rio Javari pois do lado direito é o Brasil e do lado esquerdo o Peru. É uma sensação maravilhosa estar navegando na fronteira entre esses dois países e mais entramos em vários afluentes do Javari para cortar caminho e em todos os cantos tem Aldeias. Mas não paramos em nenhuma delas, até porque a área ainda tem algumas tribos isoladas, que vocês conhecem pela internet como os Korubo. E daí não sabíamos quando poderia ser uma Aldeia Korubo.

Apesar do mito, vários Korubo já descem até Tabatinga e até se tratam nos postos de saúde de Tabatinga. Mas nossos Princípios não permitiram que procurássemos eles, até porque somos contra qualquer tipo de contato.

A T.I. Vale do Javari é composta por vários Polos Bases. A Aldeia Lago Grande fica no Polo Base São Luís, localiza-se especificamente no Médio Javari. Neste Polo ainda tem várias outras Aldeias como: Irari, Campinas, São Luís, Caxias, Eusébio, Três José,Flores, Maia, Fruta Pão, Pedro Lopes e a antiga Aldeia fruta Pão que hoje conta com apenas uma família.

Outros Polo Base existem como: Aurélio, localizado no Médio Ituí. E neste Polo tem as seguintes Aldeias: Beija-Flor, Aurélio, Rio Novo e Boa Vista.

O rio Ituí é um afluente do Javari e percorremos ele também mas não paramos em nenhuma dessas Aldeias.

Outro Polo Base é o Massapê localizado no rio Itacoaí e lá ficam as seguintes Aldeias: Bananeira, Remancinho, Estirão do Pedra, Arara, Estirão do Cumarú, Massapê dentre outras.

Também passamos pelo rio Itacoaí.

Outro Polo Base é o Vida Nova, localizado no Alto Ituí e lá existem as seguintes Aldeias: Pentiaquinho, Márcio Lima, Alegria, Praia, Vida Nova, Liberdade, Maloca do Paulinho também chamada como Aldeia Esperança, Paraná e Água Branca.

Outro Polo Base é o Maronal localizado no Alto Curuça e lá temos apenas três Aldeia: Morada Nova, Maronal e Vicente, todas Marubo.

O penúltimo Polo Base é o Trinta e Um e fica localizado em Jaquirana. Lá ficam as Aldeia Matsés Trinta e Um, Lobo, Soles e Cruzeirinho.

E o último Polo Base é o de são sebastião, localizado no Médio Curuça. Onde estão as seguintes Aldeias: Terrinha, Nova Esperança, São Salvador, Fonte Boa ou Volta Grande e a São Sebastião.

Este é o mapa de toda T.I. do Vale do Javari. Portanto como podem perceber impossível conhecer tudo em apenas um mês.

Fizemos a primeira parada na Reserva Natural Palmari, dentro da T.I. Reserva do Javari. Fizemos uma trilha pela floresta que até extrapolamos porque chovia muito e voltamos no escuro da noite mas como sempre as estrelas me guiaram tudo correu muito bem. No dia seguinte seguimos Javari acima!

El suêno de vivir jungla autoctona, integra y sana la experiencia Palmari,te dá esa Amazonia real e total!

YO LA VIVI!

www.palmari.org
www.travesiassas.com


------------------
álbum ainda em construção