Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Galerias de Fotos

Aldeia Guarani Y’ynn Moroti Werá de Biguaçu - SC
Atualizada em 03/04/2013

A Aldeia Indígena M’Guarani localiza-se na Praia de São Miguel, no Município de Biguaçu, no Estado de Santa Catarina.

A Aldeia surgiu em 12 de outubro de 1987, situa-se às margens da Rodovia BR-101. Os índios são chamados de Guarani Mbyás, que na língua Guarani significa “gente”. A aldeia possui superfície de 59 hectares e foi homologada como reserva indígena no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 05 de maio de 2003.

Conta com uma Escola Indígena Guarani Yynn Moroti Whera (água branca brilhante), na qual os alunos formam um coral muito requisitado para se apresentar em eventos.

Outra atividade desenvolvida pela escola é a educação ambiental, realizada em meio a uma trilha ecológica.
Os índios também fazem artesanato para venda. Confeccionam diversas peças como animais em madeira, colares com semente de açaí e outras sementes, cestos em bambu (miolo) e cipó, instrumentos musicais em madeira, cachimbo, arco e flecha. Esses utensílios podem ser encontrados na Casa de Artesanato Indígena.

Outra atração imperdível que podemos viver na Aldeia é o Ritual do OPY DJERE, " a sáuna indígena" que se dá em um local bem distante e verde onde se faz uma grande fogueira cheia de pedras dentro. Na medida que as pedras viram brasa são colocadas juntamente com algumas ervas, em um buraco em forma de círculo no interior de uma Oca toda especial feita de argila na parte de fora e internamente com estrutura de bambu. A sensação que se tem ao sair do Ritual é de que estamos flutuando, nas nuvens!

Finalmente, um momento inesquecível na Aldeia é a vista que se tem de lá, onde podemos ver toda a Ilha de Florianópolis do outro lado.