Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Galerias de Fotos

Santarém a "Pérola do Tapajós"
Atualizada em 19/02/2013

Santarém é o segundo município mais importante do Pará e o principal centro financeiro e econômico do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de Santarém. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), ficou conhecida poeticamente como "Pérola do Tapajós".

Fundada em 22 de julho de 1661, pelo Padre João Felipe Bettendorff sob o nome de "Aldeia dos Tapajós". Logo ao chegar, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição.

É uma das cidades mais antigas da Amazônia. Em 1758 foi elevada a categoria de vila e quase um século depois em consequência de seu notável desenvolvimento foi elevada a categoria de cidade em 1948. Está incluída no plano das cidades históricas do Brasil.

Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, conta com mais de 100 quilômetros de praias que mais se parecem com o mar. É o caso de Alter do Chão, conhecida como "Caribe Brasileiro" e escolhida pelo jornal inglês The Guardian , pela 2ªvez, como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo. Lá é o palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.

Da Feira do Pescado jogamos peixes para os botos se aproximarem. Diferentemente de Alter do Chão, na Orla de Santarém é proibido mergulhar para nadar com os botos.