Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Eventos

PROFESSORA MARIA RACHEL COELHO E PROFESSOR MARÉS NA SBPC
15/07/2009

DIREITOS INDÍGENAS: POR UM PANORAMA JURÍDICO NACIONAL, ASSIM FOI A MARAVILHOSA, EMOCIONANTE, INESQUECÍVEL PALESTRA DO PROFESSOR CARLOS FREDERIDO MARÉS DE SOUZA FILHO, DA PUC DO PARANÁ, COM A APRESENTAÇÃO E TAMBÉM BELÍSSIMA EXPLANAÇÃO DO PROFESSOR FERNANDO ANTONIO DE CARVALHO DANTAS DA UEA .

...” O PROBLEMA É A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS COM A EXCLUSÃO DA NATUREZA. E O QUE O DIREITO TEM FEITO? INCRIVEL MAS A EUROPA ESTÁ PARADA, NÃO TEM MAIS RESPOSTA,O CAPITALISMO NÃO TEM MAIS A OFERECER. MAS A AMÉRICA LATINA TEM RESPOSTAS. A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988, A COLOMBIANA DE 1992, QUE ENTREGA PARCELA DO ESTADO À COMUNIDADES INDÍGENAS, COMO CADEIRAS NO SENADO. E FAZ O MESMO COM A QUESTÃO AMBIENTAL"...

A PROFESSORA MARIA RACHEL COELHO PARTICIPOU DA MESA DE DEBATES E PONDEROU QUE AS CONSTITUIÇÕES SÃO MUITO BONITAS TEORICAMENTE MAS QUE NA PRÁTICA O STF AGE DE FORMA POLÍTICA.

EM RESPOSTA A UM EX-ALUNO DO PROFESSOR MARÉS, QUE DISSE QUE EM RORAIMA TEM ÍNDIOS VEREADORES E COM CARROS IMPORTADOS,ELA DISSE:

..." TEMOS CRIANÇAS SEM ESCOLA, E ESCRAVIDÃO AINDA. NÃO SÓ NA RAPOSA E NA SERRA DO SOL, COMO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO PAÍS. TEMOS QUE REPENSAR A EDUCAÇÃO INDÍGENA QUE EM MUITOS LUGARES, AINDA, É FEITA DE MANEIRA ALTERNATIVA PELA SOCIEDADE CIVIL E PELA IGREJA. E LAMENTAVELMENTE EM ALGUMAS REGIÕES A EDUCAÇÃO INDÍGENA É DOMINADA POR MISSÕES RELIGIOSAS COM OBJETIVO DE PREPARAR MÃO DE OBRA ADEQUADA A DETERMINADOS MERCADOS. É ÓBVIO QUE TEM VEREADORES INDÍGENAS EM RORAIMA, QUE BOM QUE TENHA. LÁ 90% DA POPULAÇÃO É INDÍGENA. MAS LAMENTAVELMENTE ISSO É EXCECÃO"...

E TEMOS QUE REVER O CONCEITO DE ESPÉCIE HUMANA. COMBINAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS E NOSSAS IGUALDADES COMO SERES HUMANOS. OS YANOMAMIS NÃO SÃO BRASILEIROS E VENEZUELANOS. TEMOS DIFERENÇAS CULTURAIS QUE EVIDENTEMENTE TEM QUE SER RESPEITADAS MAS NÓS NÃO SOMOS AMERICANOS, ÁRABES, JUDEUS, NEGROS , ÍNDIOS. SOMOS A ESPÉCIE HUMANA ACIMA DE TUDO E PERDEMOS O SENTIDO DA ESPÉCIE. NÓS DIVIDIMOS O QUE É INDIVISÍVEL. SOMOS A ESPÉCIE HUMANA ACIMA DE TUDO. ESSA É A VISÃO EDUCACIONISTA E NÃO DEIXAREMOS DE SER PATRIOTAS POR ISSO. NÓS NOS DIVIDIMOS PELA RELIGIÃO, RAÇA, COR DE PELE. DIVIDIMOS O INDIVISÍVEL. SEGMENTAMOS A VIDA. ACABEI DE PASSAR UMA SEMANA NUMA RESERVA. SOMOS IGUAIS. A DIFERENÇA É QUE EU TIVE ESCOLA E ELES NÃO TIVERAM. A DIFERENÇA ESTÁ NO ICEBERG DA INTELIGÊNCIA. UM PROFESSOR DE HARVARD POSSUI OS MESMOS FENÔMENOS QUE LÊEM A MEMÓRIA E CONSTROEM CADEIAS DE PENSAMENTOS DE UMA CRIANÇA CASTIGADA PELA FOME. A IMENSA BASE É A MESMA. A DIFERENÇA ESTÁ NA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER NOSSAS MENTES.