Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Artigos

Cuidados na Colônia de Férias
Maria Rachel Coelho - 16/01/2013

Em época de férias, as crianças que não viajam com os pais ou parentes e optam por uma colônia de férias devem ter cuidados redobrados. É muito importante a escolha do lugar certo que ofereça toda segurança além de várias opções de lazer coordenadas por profissionais especializados para garantir a saúde e a vida das crianças.

Kit

As crianças devem sempre ter em suas mochilas protetores solares, tênis confortáveis, roupas reservas para alguma emergência, toalha e dependendo da região, repelentes para proteção de insetos.

Parque Aquático

Outra questão extremamente perigosa é se o local tem piscina. Importante além de verificar se a água é tratada e em boas condições de uso o que pode ser exigido através de um atestado da vigilância sanitária também devem ser verificadas todas as regras de segurança como sinalizações, um salva-vidas de plantão durante o tempo todo que houver atividades além dos animadores da colônia.

Cuidados com os Brinquedos

O correto é limitar o espaço externo de forma a fechar a entrada e acesso aos brinquedos com portas e portões para facilitar a segurança. Além disso deve-se tomar cuidado com o sol excessivo com as crianças depois das 10 hs da manhã. Portanto, o ideal é que o espaço tenha sombras ou telhados para proteção também de chuva. O piso também requer cuidados especiais para evitar acidentes. E principalmente, os brinquedos devem indicar a faixa etária e altura da criança, com todas as atividades supervisionadas por profissionais ou coordenadores especializados.