Maria Rachel Coelho: Cidadania e justiça!

Artigos

Como economizar em sua conta de luz e água
Maria Rachel Coelho - 29/08/2011

Dentro de casa é possível reduzir bastante suas despesas. Na sua conta de energia elétrica ou de água.

Veja algumas atitudes que resultarão em uma economia significativa nas contas de energia e de água.

Como e porque economizar água

A água é algo extremamente necessário nos dias de hoje. O problema é que todas as pessoas sabem disso mas não se preocupam em fazer o essencial para economizá-la e não porque elas não sabem como economizar, mas sim porque simplesmente não se preocupam. Algumas pessoas lavam a frente da casa todos os dias, outras tomam três banhos demorados por dia, e assim gastam uma quantidade muito grande de água.

É claro que é necessário tomar banho todos os dias, lavar as mãos sempre que sujar, lavar as roupas, louças e tudo mais, porém é preciso que haja economia não só de dinheiro mas também de água.

Muitas pessoas se perguntam constantemente, o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ⅔ de água. Até existem brincadeiras que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.

Mas a pergunta é fácil de ser respondida. Há realmente uma grande quantidade de água em nosso planeta porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,01 de toda a água doce podem ser aproveitada, é água potável. Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos descendentes não sofram por falta de água.

Diferença entre água potável e água pura

Existe uma pequena diferença entra a água que bebemos, chamada água potável, para a água totalmente pura.

A água potável é aquela que não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. É composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Porém está é a sua composição básica. Existem vários minerais que estão diluídos na água, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros.

A água potável é tratada pelas companhias de saneamento e recebe altas cargas de elementos químicos para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.
Pode ser encontrada em nascentes, rios, geleiras, aquíferos e lagos (embora esteja quase sempre poluída, devido à ação inconsequente do ser humano).

Já a água pura, é aquela que não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura, também chamada de água destilada, o líquido vital aos seres humanos é submetido à um processo chamado destilação.

Deve-se tomar as devidas precauções para o armazenamento da água pura, pois por não conter nenhuma substância, pode facilmente absorver impurezas, o que a torna contaminada. Vale lembrar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres vivos.

Para se ter uma idéia de como é pouco a água potável disponível em nosso planeta, veja um simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.

Economize água, pois ela é a nossa fonte de vida, e sem ela é impossível que qualquer ser vivo possa sobreviver. Já dizem que daqui alguns anos, se o desperdício continuar como está, o litro da água vai valer aproximadamente 20 reais.

Reduza sua conta de água e ainda ajude a preservar o meio ambiente

· A primeira logicamente é jamais deixar uma torneira aberta sem estar utilizando a mesma, enquanto você escovas os dentes, esfrega a roupa suja, enxágua a louça, enfim, deixe a torneira fechada, assim você já irá economizar uma grande quantia.

· Feito isso tenha em mente que não há necessidade de lavar a frente de sua casa. Apenas utilize a vassoura, já estará mais do que bom. E lave seu quintal apenas quando houver muitas necessidades. Na hora de tomar banho não brinque com a água, mesmo sendo tão relaxante e delicioso, lave-se e fique embaixo do chuveiro o tempo necessário para estar limpo. Estas são as maneiras básica para economizar água, que fazem muita diferença.

Economizando energia

Lâmpadas: incandescentes ou eletrônicas?

Comparando modelos desses dois tipos percebe-se que as eletrônicas consomem menos energia. Mas é preciso escolher as que têm bom desempenho. Essa simples comparação pode representar uma economia de quase R$ 200,00 anuais ao bolso do consumidor.

É o que se constata ao testarmos e compararmos lâmpadas incandescentes e eletrônicas de várias marcas presentes no mercado brasileiro. Também é importante registrar que várias lâmpadas, irregulares, não deviam ser vendidas.

Uma parte substancial das lâmpadas avaliadas pelo INMETRO não tem bom desempenho e outras sequer deveriam estar sendo comercializadas, já que estão em desacordo com normas técnicas. Outras apresentam, ainda, menos luminosidade do que o mínimo exigido.

E várias das lâmpadas testadas foram perdendo a luminosidade acima do que era esperado ao longo do tempo.

Ou seja, nunca compre às escuras. Pesquise antes e certifique-se de que se trata de um produto de qualidade.

Como reduzir sua conta de luz?

•Só utilize o ferro de passar roupas de uma só vez, passando várias peças ao mesmo tempo, pois, aquecer o ferro com frequência, o consumo de energia será alto;
•Quando usar ar condicionado, certifique-se de que todas as portas e janelas estão devidamente fechadas, e lembre sempre de fazer manutenção para aparelhos com mais de um ano de uso;
•Procure tomar banho frio, quando não for possível, deixe o chuveiro em uma temperatura amena;
•Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que são muito mais eficientes e reduzem substancialmente o consumo energético, além de durarem por mais tempo;
•Retire da tomada os carregadores de celulares e outros aparelhos assim que a carga estiver completa, pois há algum consumo de energia mesmo após concluído o carregamento e desconectado o aparelho;
•No momento em que for substituir qualquer eletrônico da sua casa, observe o selo que mostra o consumo de energia nos aparelhos que for comprar. Dê preferência aos mais eficientes;
•A geladeira velha consome muita eletricidade, quando possível, troque por uma nova mais eficiente, isso ajudará na economia mensal;
•Tire da tomada seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sempre que for passar muito tempo sem utilizá-los, pois eles geralmente consomem energia mesmo no modo de espera.